Este Blog visa expandir o EVANGELHO do verdadeiro Deus Criador de todas as coisas, com queremos através deste evangelizer e salgar o Mundo com a PALAVRA DE DEUS… “O Sábado não foi estabelecido por homem, mas sim por causa do Homem”
ON-LINE
domingo, 9 de junho de 2019
Qual era nome de Jesus Cristo em Aramaico?
SINAGOGA DE DEUS DO SETIMO DIA- MOZAMBIQUE
Maputo, 09 de Junho de 2019
Shalom!
Recebemos seu e-mail e agradecemos-lhe o contato e agradecemos-lhe a consulta!
Temos conhecimento de movimentos, como os Testemunhas de Yehoshua (além de outros), que alegam uma pronúncia para o nome do Messias. Não obstante, é histórica e arqueologicamente comprovado que o nome do Messias não é "Yaohushua", "Yehoshua", mas sim, "Yeshua". Obs: "sh" faz som de "x".
Noutras palavras: o nome original, de berço, do nosso Messias é Yeshua mesmo. "Yehoshua" é Josué em hebraico. Mas, após o cativeiro babilônico, o nome "Yehoshua" foi compactado para a forma "Yeshua" (é interessante que Yeshuá [com h no final] em hebraico significa "salvação". Quanto à raiz, Yeshua é de origem aramaica, mas foi absorvida pela língua hebraica. Por conseguinte, na língua hebraica o Nome do Messias é Yeshua). Isto pode ser visto claramente em qualquer exemplar do "Antigo Testamento" em hebraico nas seguintes passagens: Nechemyah (Neemias) 7:7; 10:9, etc.
Nas mesmas está escrito "Jesua", mas no original está Yeshua. Sem sombra de dúvida, Yeshua foi o nome dado ao nosso Messias conforme Matityáhu (Mateus) 1:16 e Lucas 2:21. Lembre-se de que Miriam (Maria) não falava grego e tampouco Gabriel conversou com ela em grego a respeito.
O hebraico é uma língua que se caracteriza por "trocadilhos". Já com o próprio nome do Messias, constatamos isto: "Ve hí iolédet ben vecaráta et shmô YESHUA, ki HU YOSHÍA et amô" - "E ela (Miriam) conceberá um filho e chamará seu nome YESHUA, porque ELE SALVARÁ o seu povo" (Matityáhu - Mateus 1:21).
Existem também provas arqueológicas. Por exemplo: O nome YESHUA aparece num documento do uádi Murrabbat; ele aparece na linha 4. Cf. Inscriptions Reveal, Museu de Israel, Jerusalém, nº 100, 1972, nº 193.
O fato de falar "Jesus" não leva ninguém a perder a vida eterna. Quantas pessoas não foram realmente curadas e receberam bênçãos pelo Messias com esse nome? É verdade incontestável, que o nome do Messias não é "Jesus".
O Nome de berço dado pelo mensageiro Gabriel a Miriam (Maria) para ser colocado no Messias é YESHUA. Mas, cremos que quando os cristãos falam "Jesus", estão se referindo inegavelmente ao Messias de Israel e não a outro deus ou a um deus cavalo! Há uma permissão para se referir ao Messias como "Jesus", embora este não seja Seu Nome original. Como judeus crentes nEle, referimo-nos a Ele pelo Seu próprio Nome - Yeshua.
Foi claro?
Portanto, que você tenha tranqüilidade. Mas, que você tenha a consciência do que foi dito acima.
Que o Eterno D-us dos nossos pais Abraão, Isaac e Jacob te abençoe!
Cordialmente no amor do Messias Yeshua (Jesus),
Flavio Augusto Mangue Júnior
Departamento dos Professores SD7D
Duvidas: +258840123839/ 846933336
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário